Profissionais da UNIAD receberam o “1º Prêmio Master da Liga da Prevenção

Prêmio master da liga da prevenção

Lema: “Somos um, somos a Liga!”

A Liga da Prevenção apresentou-se oficialmente ao público de São Paulo na noite da última sexta, 06 de novembro, no Auditório Franco Montoro – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo principal do movimento da Liga da Prevenção é unir todas as pessoas interessadas, que participam ou que promovem a prevenção às drogas e álcool no Estado de São Paulo. [1]

Instituições e profissionais que atuam na área da dependência química foram homenageados pela Liga da Prevenção:

Dr. Ricardo Abrantes do Amaral do GREA (Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), Jean Madeira Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Ivanildo de Andrade do Programa Tocando em Frente, Romina Miranda Coordenadora do Recomeço Família, Ivanildo José da Casa Dia, Rodrigo Alves do Instituto Nova História, Nildes Nery do Programa Recomeço, Dra. Alessandra Diehl da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), Rogério Menani jornalista, os psicólogos Sérgio Castillo e Thiago Itida, entre outros.

No total 100 prevencionistas foram brilhantemente premiados e aplaudidos. A honraria “1º Prêmio Master da Liga da Prevenção" é o reconhecimento ao trabalho de dezenas de voluntários, especialistas, órgãos públicos e entidades em favor da conscientização e prevenção para os males causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. [2]

 Nesse cenário de premiações, a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) foi uma das instituições mais premiada da noite, 06 profissionais foram contemplados, alguns não puderam comparecer, mas em breve receberão seus certificados.

A UNIAD foi fundada pelos médicos Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. Ao longo de sua história, a unidade se transformou em um centro de excelência nas áreas de ensino, pesquisa, prevenção e tratamento. Cabe frisar que boa parte dos profissionais premiados pela Liga, já realizou algum curso na UNIAD, destacando ainda mais a Importância da instituição.

UNIAD – Profissionais Premiados

Primeiro as damas:

Dra. Neliana Figlie - Psicóloga

Está na UNIAD desde o inicio de sua criação. Atuou na concepção do serviço e supervisão técnica do CUIDA (Centro Utilitário de Intervenção e Apoio a Filhos de Dependentes Químicos) de 2001 a 2011,no Jardim Ângela,  realizado com o apoio da UNIAD.

Em 2001 se tornou coordenadora do curso Aconselhamento em Dependência Química, presencial e a distância. O curso está na 13ª edição.

Dra. Maria de Fátima Rato Padin - Psicóloga

Faz parte da equipe desde 2002, coordenou o ambulatório de adolescentes no período de 2005 a 2007, em 2010 coordenou o curso A Clínica da Dependência Química e Adolescência, é pesquisadora da UNIAD/UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) desde 2005.

Mestre Neide Zanelatto - Psicóloga

Entrou na UNIAD em 2003 para atuar como psicóloga do ambulatório da maconha e em seguida entrou no projeto de efetividade do tratamento do usuário de maconha. É coordenadora do Curso Terapia Cognitivo Comportamental Aplicado ao Tratamento da Dependência Química, está na 11ª edição presencial e a distância.

Dr. Ronaldo Laranjeira - Psiquiatra

Fundou a UNIAD em 1994, é o coordenador geral. Laranjeira é um médico dedicado, tem seu trabalho reconhecido em todo o Brasil e no exterior, por exemplo, em Chicago, Estados Unidos, quando recebeu o prêmio daprimeira edição do “ISAJE Griffith Edwards”.

Dr. Marcelo Ribeiro - Psiquiatra

Está na UNIAD desde 1998, em 2001 se tornou diretor de ensino. Coordenador do curso de extensão à distância Crack – do consumo ao tratamento.

Dr. Sérgio Duailibi - Psiquiatra

Duailibi faz parte da equipe desde 2002. Em 2012 assumiu o cargo de diretor de ensino. É coordenador do curso Fundamentos da Clínica em Dependência Química, presencial e a distância.

UNIAD - Mário Sérgio Sobrinho

O site da UNIAD mantém seus leitores atualizados sobre a área jurídica, destaco entre os contemplados da Liga da Prevenção, o Excelentíssimo Dr. Mário Sérgio Sobrinho, Procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Mario Sergio Sobrinho

Sobrinho está sempre presente na UNIAD, nos mantendo informados sobre as novidades do Ministério Público, divulgando matérias e vídeos sobre a Justiça Terapêutica.

Parabenizo o mestre de cerimônia e também um dos idealizadores da “Liga da Prevenção”, José Florentino, o qual teve uma atuação espetacular durante o evento!

José Florentino

Finalizo, desejando boa sorte para a Liga da Prevenção e felicitando todos os premiados!

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) - Especialista em Dependência Química – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).

 

Clique aqui para ver a matéria original