Tratamento

Internação Involuntária

O tratamento com internação involuntária para dependentes químicos é indicado para as situações em o paciente não quer ou não consegue aceitar o tratamento. Geralmente, nestes casos, a família toma a iniciativa da internação, já que o dependente químico está tão tomado pela dependência que já não consegue mais distinguir o que faz bem ou mal para si e sua família, representando riscos e consequências graves para si próprio e para aqueles que o cercam.

A Clínica Grand House é uma das poucas instituições aptas para este trabalho, com equipes treinadas para garantir o bem-estar do paciente do momento que deixa sua casa até o retorno ao lar.

Remoção para internação involuntária

Quando se trata de internação involuntária, é necessário que haja todo o cuidado, respeito, segurança e acolhimento que garantam o bem-estar do paciente até sua internação. A Clinica Grand House possui parcerias com algumas instituições de confiança, que é treinada para realizar o trabalho com toda a discrição e agilidade. Há também opções de veículos especiais como ambulâncias ou veículos discretos sem qualquer identificação, preservando o sigilo e garantia a segurança no transporte do paciente, sempre dependendo da situação do paciente.

Etapas Gerais da Internação

O tratamento para a dependência química abrange várias etapas fundamentais começando com a desintoxicação (feita com acompanhamento médico para minimizar os efeitos do período de abstinência) e evoluindo através de sessões de psicoterapia (individuais e em grupo), condicionamento e reabilitação física, terapia ocupacional e arte terapia para a reabilitação cognitiva, até chegar a ressocialização, quando o paciente é preparado para o retorno ao lar (momento em que ele receberá técnicas de prevenção à recaída).

Aqui na Clínica Grand House o paciente é tratado por uma equipe composta por médicos (psiquiatra e clínico geral), psicólogos, terapeutas, conselheiros, professor de educação física, terapeuta ocupacional, arte terapeuta, que atuam de forma interdisciplinar e cuidam do ser humano como um todo.


Terapia e Educação Familiar

O tratamento para a dependência química também inclui sessões de terapia familiar, onde a família recebe o amparo de nossos profissionais, com orientações fundamentais tanto no funcionamento familiar quanto no retorno ao lar do seu ente querido, fatores que servem de alicerce para o sucesso na recuperação.

Áreas Avaliadas durante o Tratamento

  • Nível de Dependência
  • Comorbidade Psiquiátrica
  • Danos Cerebrais (através de Exames Neuropsicólogicos)
  • Rede Social
  • Tentativas de tratamentos anteriores
  • Historia de sucesso e insucesso
  • Crenças e Cognições a respeito do tratamento e da doença